segunda-feira, junho 14, 2010

Morrison, Kingston, Salinger, Auster e os critícos ranhosos

Uma mula a olhar para um castelo. Foi assim que me senti quando li a primeira vez uma das perguntas do exame (com direito a excertos críticos vejam só a categoria).
Relacionar espaço e memória em Holden de Salinger com Mr. Blank de Auster - de uma maneira muito sucinta e simples era isto uma das minha perguntas do exame (pena depois as criticas em inglês de uns ranhosos estudiosos para relacionar com a resposta). Conclusão, a Rita passou a frente (porque o exame também tinha outra questão muito trabalhosa que deu direito a duas páginas escritas a letra miudinha), e quando voltou a esta pergunta faltavam cinco minutos para terminar o exame, mais os quinze de tolerância. Por isso, a Rita escreveu, dissertou página e meia, mais ou menos, sobre isto. Foi mais palha que outra coisa, foi meter à força todas as palavras que o Professor mais repetiu durante as aulas.
Conclusão conclusiva: Das três UMA.
- Vou reprovar (infelizmente as hipóteses recaem mais sobre esta realidade)
- Vou passar à rasquinha (assim um dez muito mixurucu)
- Vou ter uma sorte como nunca tive na vida e vou ter um quatorze ou um quinze porque o Professor não tinha os óculos quando leu a minha resposta (resposta com palha, do género:« A são verdes, logo verdes são A», entendem?, a lógica da batata).

Veja-se: A dificuldade do exame não era pouca mas não era impossível. Com tempo, a coisa fazia-se, e fazia-se bem. Mas duas horas não dá para pensar, rascunhar e escrever mais de 4 páginas. Não dá. Quando os exames de literatura forem de 3horas, mais meia hora de tolerância, podem ter a certeza que não ia precisar de palha só para não deixar uma questão em branco (que até vale metade do exame, 10 valores).

4 comentários:

  1. Vais ver que, ao contrário do que pensas, o exame até te correu bem (:

    ResponderEliminar
  2. Na faculdade as notas são sempre surpreendentes.
    Costumam é ser p'ro negativo :/ de um modo geral

    ResponderEliminar
  3. A minha aposta vais para a terceira opção!
    Pensamento positivo papoila!
    xD

    ResponderEliminar
  4. Pois acredito... Mas vá pensa positivo que é sempre mais aconselhavel (:

    ResponderEliminar