O herege morreu hoje aos 87 anos de idade em Lanzarote.
Paz à sua alma.
Nota: Senhores do Telejornal, quando dizem «O Prémio Nobel morreu» errrr... Quem morreu foi o autor. O Prémio Nobel (o Memorial do Convento) ainda está vivo e de boa saúde.
É sempre uma grande perda, mas repudiava-o por todos os lados. Era anti-patriota, ateu e muito rude. Sempre achei que, em Portugal, existem escritores com mais méritos literários para ganhar um Nobel. O Saramago nao era escritor para ganhar um premio desses.
Ah, e não me parece que o Pessoa tambem fosse herege
Apaguei?? apaguei o que? Ridiculo és tu ANÓNIMO. se estiveres a falar do post «ódios de estimação» ele está lá, nos arquivos, procura no mes de Outubro e lava a boca antes de falares assim.
Achei um pouco desrespeitosa a maneira como te referiste a Saramago. E digo o mesmo em relação ao comentário do José Pedro Faustino...anti-patriota? Porquê?
Portugal perdeu uma figura maior da sua cultura. Felizmente o seu legado perdurará!
Catarina: Quem me conhece sabe que reconheco e acentuo o valor enorme que ele tinha como figura da cultura portuguesa e por conseguinte, o mesmo se aplica ao seu trabalho cujo valor literário também é desmedido. Como em tudo na vida, uns gostam, outros não gostam. Não é por lhe reconhecer valor que gosto dele. Não lhe queria mal, mas a morte dele não me aqueceu nem arrefeceu porque tal como disseste e bem, o legado perdurará. Sobre o desrespeitosa...bem são opiniões. Quem anda a chuva molha-se. Se ele afirmou o que afirmou tinha de arcar com as repercurssoes. "Deitou-se na cama que fez" literalmente.
as pessoas são livres de dizerem o que pensam. felizmente a ditadura acabou há muitos anos. felizmente somos livres, ainda bem que tu o dizes. criticar um Homem porque ele não acredita em deus? eu critico quem mata em nome de deus. e ainda bem que tu dizes o que pensas, e ainda bem que o teu amigo diz o que pensa, e ainda bem que eu estou a dizer o que penso. ridículo é criticar sem fundamento. mas enfim, eu não discuto Saramago com pessoas que só leram o Memorial do Convento.
GRANDE HOMEM, GRANDE ESCRITOR, GRANDE COMUNISTA. SEMPRE.
Da maneira como escreveste a mensagem, não parecia que esse reconhecimento a que te referes agora estivesse patente, daí o meu comentário. Não estava em causa o gosto pela obra, pois, obviamente, os gostos não são e não têm que ser iguais. A minha opinião em relação à pessoa de Saramago é claramente diferente da tua e foi com pesar que ouvi a notícia da sua morte. Relativamente às controvérsias da sua obra, em particular a religião que é o que está aqui em causa, só tenho a dizer que as suas afirmações, por mais incómodas que possam ser para a Igreja Católica, fazem as pessoas pensar e discutir e reflectir sobre a Religião, prevenindo-as da apatia e do conformismo, algo que Saramago sempre se esforçou por combater, não só no aspecto religioso, como em todos os aspectos da sociedade actual!
Tendo em conta que não gostava dele até acho que fui tanto no post como ao longo dos comentários bastante comedida e agradavel (e sincera acima de tudo). E por combater não se deve por logo uma medalha ao peito. Há e houve muitos escritores que combateram mais que ele. Apenas não ganharam um Nobel,ou não obtiveram o reconhecimento do Saramago porque não faziam questão de estar no meio da polémica. É como já disse, deitou-se na cama que fez (não me refiro à morte mas sim à contorvésia que gera à sua volta).
obviamente não estamos em sintonia. Sincera, acredito; de resto, não definiria os teus comentários como comedidos e agradáveis e, não digo isto por expressarem uma opinião diferente da minha, mas muito simplesmente pelo modo como a expressaste. E quem se deve reconhecer senão também aqueles que combatem? É claro que existem muito bons escritores de língua portuguesa para além de Saramago (aponto como exemplo António Lobo Antunes, José Luís Peixoto, Mia Couto, Inês Pedrosa, entre tantos outros...). Agora o reconhecimento de Saramago advém da sua qualidade, da sua riqueza e não das polémicas que surgiram à sua volta, motivadas pelo desacordo e pelo ódio. Encerro aqui esta discussão.
Depende do termo de comparação. Claro que se compararmos os meus comentarios com os de alguem como tu que so diz maravilhas dele obviamente que não são comentários agradaveis, mas se fores ler alguns blogues do sapo verás que sou muito comedida em comparaçao a algumas das coisas que dizem sobre ele. Ah e Mia Couto não é bem literatura portuguesa. Chama-lhe literatura lusofona porque ele é moçambicano e não portugues (os pais é que são portugueses).
Anti-patriota prq o saramago chegou a dizer q tinha vergonha de ter nacionalidade portuguesa no seu B.I.
Molly,
Não sou contra os ateus, nem critico as pessoas por nao acreditarem em Deus. Apenas mencionei o termo "ateu" como um defeito do saramgo, porque em algumas obras (Caim, Evangelho segundo Jesus Cristo), ele insultou os valores e a Fé católica, ao dizer que Deus é um filho da puta.
da minha parte, está terminada esta discussão. A minha reacção inicial à tua mensagem foi devida à tua frase: "O herege morreu..." que achei desrespeitosa de facto,e por isso, não a posso classificar nem como agradável nem como comedida. De resto, a tua opinião sobre a obra e a pessoa de Saramago é a tua opinião. Obviamente que não concordo com ela e tenho pena que seja essa a tua opinião, pois demonstra um desconhecimento em relação à sua obra, que é de uma riqueza e simbolismo inimagináveis. Já agora, eu não escrevi literatura portuguesa, mas sim escritores de língua portuguesa, o que é diferente, exactamente para englobar escritores dos PALOPS, por exemplo.
A José Pedro Faustino,
isso apenas demonstra um desconhecimento da obra de José Saramago. José Saramago deu um contributo inquantificável para a cultura portuguesa e para a sua divulgação; não me parece que isso seja ser anti-patriota, por muitas críticas que ele possa ter feito ao seu país, que penso terem sido feitas com apenas o intuito de o melhorar!
É verdade, nao conheço a obra do saramgo e nem me interessa. Apenas leio escritores que sabem escrever e que usam a pontuação correcta.
Todas as críticas que ele fez, nao foram com o intuito de melhorar os nossos defeitos, antes fossem!
E mais, neste momento quem sente vergonha de ser portugues sou eu, por possuir a mesma nacionalidade do saramago, pelas razoes que ja referi em comentarios anteriores.
"Não sou contra os ateus, nem critico as pessoas por nao acreditarem em Deus. Apenas mencionei o termo "ateu" como um defeito do saramgo"
não criticas as pessoas por não acreditarem em deus mas assumes que ser ateu é um defeito. (?) se o teu deus é o mesmo deus que encontrei na biblía em seis anos de formação católica, se o teu deus é o mesmo deus que li nas histórias de caim, abraão e job, por exemplo, então, Saramago teria a sua razão. a grande diferença entre nós os dois é que tu criticas Saramago sem o ler. e eu leio a bíblia, antes de a criticar.
acho que é inútil continuar com esta discussão. ainda para mais num blog que não é o teu. e tendo sobretudo em atenção que o Jorge Ferreira deu-te 5-0 no facebook.
1 - Quando fizeres uma citação, cita a frase toda, com a devida justificação
2 - Pela 2ª vez, nao critico os ateus, apenas critico o modo como o saramgo se referiu a Deus, ao chamar-lhe filho da puta
3 - Sim, a formação catolica que tiveste foi a mesma que a minha. Contudo, enquanto catolico praticante, tenho o direito de ficar chateado com algumas coisas que o saramago escreveu
4 - Nao leio o saramago prq ja sei que qnd o ler, ficarei com uma pior opiniao a respeito dele
até sempre camarada
ResponderEliminarMorreu um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos. Fernado Pessoa também era herege e qual é o português que hoje em dia não o cita?
ResponderEliminarNão tenho problema nenhum com o facto de José Saramago ter sido "herege". Nada lhe tira o prestigio e qualidades literárias.
ResponderEliminarTambém pensava que fosse essa a sua opinião...
ResponderEliminarÉ sempre uma grande perda, mas repudiava-o por todos os lados. Era anti-patriota, ateu e muito rude. Sempre achei que, em Portugal, existem escritores com mais méritos literários para ganhar um Nobel. O Saramago nao era escritor para ganhar um premio desses.
ResponderEliminarAh, e não me parece que o Pessoa tambem fosse herege
Tinha 87 anos e também era humano. Independentemente de qualquer gosto pessoal é, sem dúvida, uma grande perda.
ResponderEliminarApagas-te o outro post ? Que ridicula! Tiveste uns bons argumentos, notou-se. AH!
ResponderEliminarApaguei?? apaguei o que?
ResponderEliminarRidiculo és tu ANÓNIMO.
se estiveres a falar do post «ódios de estimação» ele está lá, nos arquivos, procura no mes de Outubro e lava a boca antes de falares assim.
Anónimo: nao conheces efectivamente a Rita senao nao estavas com essa atitude.
ResponderEliminarAchei um pouco desrespeitosa a maneira como te referiste a Saramago. E digo o mesmo em relação ao comentário do José Pedro Faustino...anti-patriota? Porquê?
ResponderEliminarPortugal perdeu uma figura maior da sua cultura. Felizmente o seu legado perdurará!
Catarina:
ResponderEliminarQuem me conhece sabe que reconheco e acentuo o valor enorme que ele tinha como figura da cultura portuguesa e por conseguinte, o mesmo se aplica ao seu trabalho cujo valor literário também é desmedido.
Como em tudo na vida, uns gostam, outros não gostam. Não é por lhe reconhecer valor que gosto dele. Não lhe queria mal, mas a morte dele não me aqueceu nem arrefeceu porque tal como disseste e bem, o legado perdurará.
Sobre o desrespeitosa...bem são opiniões. Quem anda a chuva molha-se. Se ele afirmou o que afirmou tinha de arcar com as repercurssoes. "Deitou-se na cama que fez" literalmente.
"Era anti-patriota, ateu e muito rude."
ResponderEliminarser ateu é um defeito?
olá século XVI.
as pessoas são livres de dizerem o que pensam. felizmente a ditadura acabou há muitos anos. felizmente somos livres, ainda bem que tu o dizes. criticar um Homem porque ele não acredita em deus? eu critico quem mata em nome de deus. e ainda bem que tu dizes o que pensas, e ainda bem que o teu amigo diz o que pensa, e ainda bem que eu estou a dizer o que penso. ridículo é criticar sem fundamento. mas enfim, eu não discuto Saramago com pessoas que só leram o Memorial do Convento.
GRANDE HOMEM, GRANDE ESCRITOR, GRANDE COMUNISTA. SEMPRE.
Viva a liberdade de expressao, vivam os gostos que por serem diferentes "completam-se" em vez de se escluirem :)
ResponderEliminarRita:
ResponderEliminarDa maneira como escreveste a mensagem, não parecia que esse reconhecimento a que te referes agora estivesse patente, daí o meu comentário. Não estava em causa o gosto pela obra, pois, obviamente, os gostos não são e não têm que ser iguais.
A minha opinião em relação à pessoa de Saramago é claramente diferente da tua e foi com pesar que ouvi a notícia da sua morte. Relativamente às controvérsias da sua obra, em particular a religião que é o que está aqui em causa, só tenho a dizer que as suas afirmações, por mais incómodas que possam ser para a Igreja Católica, fazem as pessoas pensar e discutir e reflectir sobre a Religião, prevenindo-as da apatia e do conformismo, algo que Saramago sempre se esforçou por combater, não só no aspecto religioso, como em todos os aspectos da sociedade actual!
Tendo em conta que não gostava dele até acho que fui tanto no post como ao longo dos comentários bastante comedida e agradavel (e sincera acima de tudo).
ResponderEliminarE por combater não se deve por logo uma medalha ao peito. Há e houve muitos escritores que combateram mais que ele. Apenas não ganharam um Nobel,ou não obtiveram o reconhecimento do Saramago porque não faziam questão de estar no meio da polémica. É como já disse, deitou-se na cama que fez (não me refiro à morte mas sim à contorvésia que gera à sua volta).
Rita,
ResponderEliminarobviamente não estamos em sintonia. Sincera, acredito; de resto, não definiria os teus comentários como comedidos e agradáveis e, não digo isto por expressarem uma opinião diferente da minha, mas muito simplesmente pelo modo como a expressaste.
E quem se deve reconhecer senão também aqueles que combatem?
É claro que existem muito bons escritores de língua portuguesa para além de Saramago (aponto como exemplo António Lobo Antunes, José Luís Peixoto, Mia Couto, Inês Pedrosa, entre tantos outros...). Agora o reconhecimento de Saramago advém da sua qualidade, da sua riqueza e não das polémicas que surgiram à sua volta, motivadas pelo desacordo e pelo ódio.
Encerro aqui esta discussão.
Depende do termo de comparação. Claro que se compararmos os meus comentarios com os de alguem como tu que so diz maravilhas dele obviamente que não são comentários agradaveis, mas se fores ler alguns blogues do sapo verás que sou muito comedida em comparaçao a algumas das coisas que dizem sobre ele.
ResponderEliminarAh e Mia Couto não é bem literatura portuguesa. Chama-lhe literatura lusofona porque ele é moçambicano e não portugues (os pais é que são portugueses).
Catarina Norte,
ResponderEliminarAnti-patriota prq o saramago chegou a dizer q tinha vergonha de ter nacionalidade portuguesa no seu B.I.
Molly,
Não sou contra os ateus, nem critico as pessoas por nao acreditarem em Deus. Apenas mencionei o termo "ateu" como um defeito do saramgo, porque em algumas obras (Caim, Evangelho segundo Jesus Cristo), ele insultou os valores e a Fé católica, ao dizer que Deus é um filho da puta.
Rita,
ResponderEliminarda minha parte, está terminada esta discussão. A minha reacção inicial à tua mensagem foi devida à tua frase: "O herege morreu..." que achei desrespeitosa de facto,e por isso, não a posso classificar nem como agradável nem como comedida. De resto, a tua opinião sobre a obra e a pessoa de Saramago é a tua opinião. Obviamente que não concordo com ela e tenho pena que seja essa a tua opinião, pois demonstra um desconhecimento em relação à sua obra, que é de uma riqueza e simbolismo inimagináveis.
Já agora, eu não escrevi literatura portuguesa, mas sim escritores de língua portuguesa, o que é diferente, exactamente para englobar escritores dos PALOPS, por exemplo.
A José Pedro Faustino,
isso apenas demonstra um desconhecimento da obra de José Saramago. José Saramago deu um contributo inquantificável para a cultura portuguesa e para a sua divulgação; não me parece que isso seja ser anti-patriota, por muitas críticas que ele possa ter feito ao seu país, que penso terem sido feitas com apenas o intuito de o melhorar!
Catarina Norte,
ResponderEliminarÉ verdade, nao conheço a obra do saramgo e nem me interessa. Apenas leio escritores que sabem escrever e que usam a pontuação correcta.
Todas as críticas que ele fez, nao foram com o intuito de melhorar os nossos defeitos, antes fossem!
E mais, neste momento quem sente vergonha de ser portugues sou eu, por possuir a mesma nacionalidade do saramago, pelas razoes que ja referi em comentarios anteriores.
Peço desculpa se ofendi alguem, mas é esta a minha opinião
ResponderEliminar"Não sou contra os ateus, nem critico as pessoas por nao acreditarem em Deus. Apenas mencionei o termo "ateu" como um defeito do saramgo"
ResponderEliminarnão criticas as pessoas por não acreditarem em deus mas assumes que ser ateu é um defeito. (?)
se o teu deus é o mesmo deus que encontrei na biblía em seis anos de formação católica, se o teu deus é o mesmo deus que li nas histórias de caim, abraão e job, por exemplo, então, Saramago teria a sua razão. a grande diferença entre nós os dois é que tu criticas Saramago sem o ler. e eu leio a bíblia, antes de a criticar.
acho que é inútil continuar com esta discussão.
ainda para mais num blog que não é o teu.
e tendo sobretudo em atenção que o Jorge Ferreira deu-te 5-0 no facebook.
beijinhos, Rita :)
Molly,
ResponderEliminar1 - Quando fizeres uma citação, cita a frase toda, com a devida justificação
2 - Pela 2ª vez, nao critico os ateus, apenas critico o modo como o saramgo se referiu a Deus, ao chamar-lhe filho da puta
3 - Sim, a formação catolica que tiveste foi a mesma que a minha. Contudo, enquanto catolico praticante, tenho o direito de ficar chateado com algumas coisas que o saramago escreveu
4 - Nao leio o saramago prq ja sei que qnd o ler, ficarei com uma pior opiniao a respeito dele
5 - Quando é que o jorge me deu 5-0? LOL xD