quarta-feira, janeiro 26, 2011

Que raiva que esta gente me mete

Acho ridículo andarem a fazer as manifestações contra os cortes ao apoio ao ensino privado, e agora vocês pensam: "Tu não fazes ideia do que é o ensino privado nem do seu custo" e eu digo-vos: SEI SIM.
Acontece que eu andei quatorze anos num colégio. Novidade: paguei-o. Se pagava muito? Sim, pagava. Se valeu a pena? Sim, valeu. O ensino tem outra qualidade (sim porque andei três anos numa pública e consegui tirar a prova dos Nove.) Um colégio prepara-nos civicamente, academicamente, culturalmente e com boas maneiras e postura a entrar no dito mundo dos adultos. E eu posso muito bem afirmar isto porque passei num colégio mais de metade dos anos da minha vida. Aliás, digo-vos mais. Se um dia puder, e tiver poder monetário para isso, os meus filhos também vão frequentar um colégio.
Quando no noticiário me falam dos cortes ao apoio ao ensino privado apetece-me dar uma grande gargalhada e mandá-los a todos abrir os olhos. Quer dizer, andaram até agora, centenas e centenas de crianças em ensino privado sem pagar um tosto furado, e em tempos de crise querem continuar a ter regalias sem as pagarem. Era o que faltava! A minha mãe fazia um esforço enorme para me ter num colégio, os paizinhos que façam o mesmo, quem não poder não pode, vai para a pública que só lhe faz bem (a mim não me matou), afinal eu sempre ouvi dizer que "quem não tem dinheiro não tem vícios".
Anda o Estado a gastar dinheiro para uns andarem a ter uma educação melhor que os da pública e vai-se a ver não pagam nada! E ainda que a educação seja um direito que nos assiste a todos temos muita pena se o Estado não vai continuar a financiar esta mordomia! Já deviam ter cortado era há mais tempo!
O dinheiro faz falta noutros lados, como por exemplo no ensino superior  público, onde as bolsas de estudo estão a ser reduzidas para um terço!

15 comentários:

  1. E o que se pagava não era ritinha?

    ResponderEliminar
  2. "Um colégio prepara-nos civicamente, academicamente, culturalmente e com boas maneiras e postura a entrar no dito mundo dos adultos." Olha que a escola pública também. ;) Se não, pensa comigo: Se as pessoas não tivessem uma mãe como tu tiveste com dinheiro para te por num colégio, éramos todos uns mal educados e incultos. :(

    ResponderEliminar
  3. Há escolas publicas e escolas publicas como em tudo na vida. Eu andei tres anos numa e nao foi por isso que deixei de ser boa aluna ou qualquer outra coisa mas é um facto que um colégio te confere um leque de pontos que uma escola publica nao consegue fazer e por ai nao ha nada a dizer.
    E Ana a minha mãe fez um esforço extraordinario para me manter lá. Enquanto muita gente da publica andava de carro e ida de ferias para o estrangeiro, nós andavamos de transporte e faziamos férias no Porto. Chamo-lhe prioridades, e a minha mãe fez as dela.

    ResponderEliminar
  4. Não estou a dizer o contrário. No meu caso, só se a minha mãe fosse roubar. No meu e no caso da maior parte das pessoas. Eu andei em duas escolas públicas e tive uma educação da qual me orgulho imenso. Concordo com a ideia geral do teu post. A prioridade do estado devem ser as escolas públicas. No meu caso concreto, as condições nem sempre foram as melhores no que diz respeito, por exemplo, à cantina ou ao facto de, no básico, nunca ter tido água quente nos balneários. Isso deve ser melhorado. Mas a verdade é que tive uma educação fantástica graças a professores fabulosos. Aliás, não podes negar que na maior parte dos colégios o ensino é facilitado (não estou a dizer que no teu as coisas funcionavam assim), motivo pelo qual dezenas de adolescentes abandonam as escolas públicas com inglês e matemática por fazer e terminam em colégios com médias de 17. Falo porque, parecendo que não, estou a fazer mestrado em Ensino e conheço casos concretos e situações reais. O colégio pode oferecer melhores condições do que a escola pública no que diz respeito aos aspectos que ainda há pouco nomeei. Certamente que no teu colégio não tomavas banho de água fria, por exemplo. Mas, a nível de professores e do próprio ensino, há muitas escolas públicas bem melhores do que colégios. Bem melhores MESMO. Aliás, eu posso dar aulas de Português até ao 12º em colégios (sem ter a mínima preparação porque sou apenas licenciada)mas não o posso fazer, de forma alguma, numa escola pública. E não, uma pessoa licenciada em EPL (como é o meu caso) não está preparada para dar aulas de Português num colégio. Mas olha que há muitos "professores" que o fazem. E, para dar aulas na pública, é necessário concluir dois anos de mestrado (aulas + tese + estágio).

    ResponderEliminar
  5. Gostei deste post. Mordomias em tempo de crise? Não, não me parece bem.
    Nunca andei num colégio privado, ou escola privada. Fiz todo o meu percurso escolar em escolas públicas, que me prepararam bem, no entanto eu é que falhei.

    Agora que penso, só ando na escola/faculdade/curso intensivo de qualquer coisa inútil para ter um comprovativo e uma respectiva nota. Preferia (e ganharia mais) em apostar no meu auto-esforço, para disfarçar a minha burrice.

    Enfim, o 9º ano de há 40 anos atrás >>>>> Uma qualquer licenciatura que se tira por aí. Mas o que importa é o reconhecimento...

    ResponderEliminar
  6. Tambem tive optimos professores na pública. O colégio oferece-te "mais coisas" porque é menos gente, é quase como uma grande familia. Na publica seria impossivel este plano.
    Isso do facilitismo é ridiculo, porque foi na publica que as minhas notas subiram, porque nos colegios ha um grau de exigencia e competitividade muito maior, e eu sei do que falo porque estive lá muitos anos :) (e se estive foi devido às «prioridades» da minha mãe)

    ResponderEliminar
  7. "Aliás, não podes negar que na maior parte dos colégios o ensino é facilitado (não estou a dizer que no teu as coisas funcionavam assim), motivo pelo qual dezenas de adolescentes abandonam as escolas públicas com inglês e matemática por fazer e terminam em colégios com médias de 17."


    Na mouche. Em cientifico-tecnológico, ou lá como é que se chama o curso do secundário com f.q., mat e bio e geo, quantos não são aqueles que, após obterem maus resultados numa escola pública, transferência para um colégio privado?

    É só ver os putos do cenário e as pitas de cabelo ondulado, com bolsas e afins, com os papás a deixa-los no colégio, num potente BMW 535i.

    ResponderEliminar
  8. então também te falo de colegas (vários) que tiveram 6 e 7 a inglês e matemática e acabaram no Dom Dinis com 16. No teu colégio pode não ser assim mas em muitos é assim. Rita, é ABSURDO as pessoas darem aulas em colégios apenas com a licenciatura. é absurdo porque não estão preparadas! mas é isso que acontece. porque é que nas escolas públicas não se pode dar aulas apenas com a licenciatura? ainda bem que a tua mãe teve essas prioridades porque a educação é uma prioridade! mas olha que a maior parte das pessoas que tem os filhos na pública não é para comprar bons carros e ir de férias para fora do país. há um mundo paralelo ao teu em que as pessoas não têm dinheiro.

    ResponderEliminar
  9. Desculpa Ana, mas a aptidão de um determinado professor para leccionar, depende do seu título académico, ou será que há outros factores a ter em conta? Não é tão linear quanto isso...

    ResponderEliminar
  10. Curioso que eu vi muita gente na publica a chupar dinheiro ao estado com subsidios para aqui e para ali e no privado nao havia nada disso (pelo menos no meu tempo).
    E sim, o meu colegio nao era desses que "dá" notas. Eu matava me a estudar no colegio e na publica nao precisei de tanto estudo porque nao havia tanta competitividade e tanta dificuldade em receber um excelente. Melhor para mim que entrei na faculdade com uma media excelente que a publica me deu (porque fiz por isso) e que a privada de certo modo me deu em bases.
    E sim há todo um mundo paralelo ao meu. Curioso eu fazer parte de uma familia mono-parental cujo rendimento é minimo e o objectivo deste post nao é falar em diferencas entre privadas e publicas mas sim nos apoios do Estado, porque o meu mundo é tão recheado de dinheiro que se eu nao receber bolsa de estudo vou trabalhar para pagar as minhas propinas.

    ResponderEliminar
  11. "Desculpa Ana, mas a aptidão de um determinado professor para leccionar, depende do seu título académico, ou será que há outros factores a ter em conta? Não é tão linear quanto isso... "

    "Identificado", julgo não me ter justificado da melhor maneira. Sou licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos. Posso, por isso, dar aulas em colégios. Frequento actualmente o mestrado em ensino e te garanto que sem a conclusão do mesmo é impossível ser uma boa profissional. Porque ser professor não é só saber a matéria. O mestrado, para além do estágio, oferece-nos cadeiras como ética e deontologia, psicologia da educação, análise social da educação ou didáctica do português (onde aprendemos, por exemplo, a planificar aulas e COMO ensinar o que já sabemos). a licenciatura é insuficiente para quem quer, de facto, seguir a carreira de docente.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com a essência deste post, concordo plenamente. Não tenho que andar a pagar taxas ao Estado para os meninos poderem andar numa escola privada. Quem pode pode, quem não pode que se arranje, que foi o que eu fiz durante toda a minha vida.
    Na minha opinião e o que me parece é que há colégios e colégios e os que 'dão' notas vão ser os mais afectados, porque os outros que são considerados bons colégios como o Luso-Francês ou o Alemão, por exemplo, não vão sofrer tanto na pele, pois os pais dos meninos que os põem nesses colégios não é só porque os filhos precisam de subir as notas. Agora se me disserem que muitos pais agora não vão pôr os meninos no D. Duarte ou no Ribadouro porque se calhar vão ter que pagar muito dinheiro que se calhar antes não pagavam, aí já acredito.
    É preciso ter sorte para tudo na vida, eu tive bons e maus professores, mas claro que num colégio há sempre mais condições e uma maior proximidade entre alunos e professores ( e falo em Colégios com 'C' maiúsculo.
    E às vezes há professores nas públicas que têm mestrado porque são obrigados e mais valia eram nem terem uma licenciatura e dedicarem-se à costura. Os diplomas não são tudo para educar bem um aluno, é a minha opinião. E digo isto ciente de que tenho que tirar um mestrado para poder dar aulas.
    Agora, escolas públicas nunca fizeram mal a ninguém, a mim ensinaram-me tudo o que eu sei, e eu sou como sou devido a elas e a tudo o que aprendi de bom e de mau nelas. Os meninos que não possam andar em colégios não vão morrer por mudarem para a pública, acreditem :)

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente! Nunca frequentei o ensino privado e digo já que isso não mata ninguém. Não têm dinheiro para pagar colégios privados, andem em escolas públicas. Niguém morre por isso. Acho ridículo terem imensas mordomias e ainda se revoltarem por terem de as pagar. Não faz qualquer sentido!

    ResponderEliminar
  14. "O mestrado, para além do estágio, oferece-nos cadeiras como ética e deontologia, psicologia da educação, análise social da educação ou didáctica do português (onde aprendemos, por exemplo, a planificar aulas e COMO ensinar o que já sabemos). a licenciatura é insuficiente para quem quer, de facto, seguir a carreira de docente."


    Pois, eu queria enveredar pela via ensino mas, neste momento, é uma porta fechada. E de qualquer das formas, esta realidade é cada vez mais complexa: precisar do mestrado (variante ensino), para leccionar. Essa componente que referes, digamos pedagógica, pode ser uma útil mais valia...Mas a experiência humana, não poderá se sobrepor à qualidade de um mestrado nesse âmbito?

    ResponderEliminar
  15. Nunca andei num colégio privado, mas sempre achei que é ponto assente que quem quer regalias e melhores condições paga-as. O Estado não tem que andar a pagar a uns e outros na mesma medida.

    ResponderEliminar